GCM de Osasco tem atuação modelo na cidade

19/11/2014 - Osasco - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Osasco tem marcado presença decisiva na segurança ostensiva da cidade em apoio à atuação da Polícia Militar. No dia 16 de novembro, membros da corporação apreenderam, em flagrante, dois menores pelo crime de roubo. A ocorrência aconteceu nas esquinas das avenidas Padre Vicente Melillo com a Dr. Martin Luther King, no Jardim Bela Vista. 
 
Com os menores, foram apreendidos uma arma, R$ 100 em dinheiro e três aparelhos celulares. De acordo com o GCMs, os dois foram detidos enquanto efetuavam um assalto. O caso foi encaminhado ao 5º Distrito Policial. O delegado, Cristiano Peraro Murillo, determinou o recolhimento dos menores à Fundação Casa. Eles ainda prestarão esclarecimentos à Vara da Infância e Juventude. 

Cuidado com o patrimônio público
 
Uma prova de que a GCM de Osasco zela pelo bem público, fator que rege sua conduta constitucional e baliza sua atuação profissional, pode ser comprovada na Praça Antonio Menck, no Centro. Agentes da Guarda detiveram uma mulher de 34 anos quando realizavam patrulhamento no local, no dia 13 de novembro. Eles acompanhavam uma das etapas da Operação “Centro Seguro”, ação que fiscaliza a legalidade do comércio e a procedência lícita de mercadorias, quando apreenderam um carro de milho irregular. 
Contrariando as ordens de apreensão dos Guardas, a proprietária pegou uma barra de ferro no chão e ameaçou golpear o veículo da GCM e da fiscalização do DCU (Departamento de Controle Urbano). Ela recebeu voz de prisão, foi conduzida ao 5º Distrito Policial e pagou multa/fiança no valor de R$ 724 pelo crime de dano qualificado ao patrimônio público, pena prevista no artigo 163 do Código Penal Brasileiro. A vendedora ambulante foi solta, mas está impedida de exercer a função pela irregularidade dos serviços prestados.
 
Proteger e Servir
 
Tema conhecido nas instituições militares e com atribuições legais de poder de polícia, “Proteger e Servir” faz parte não apenas do vocabulário, mas da conduta e posturas municipais da GCM. No dia 17 de novembro, Guardas Civis de Osasco prenderam R.C., de 28 anos, após invasão do Centro Esportivo Domênico Espitaletti, no Km 18. O homem conseguiu entrar escondido nas dependências da piscina e nadar. Na delegacia, ele alegou ter discutido com a esposa e ingerido bebida alcoólica. Ao perceber o fato, o vigia acionou os GCMs devido à resistência de R.C., em sair da piscina. Após esclarecimentos, a delegada do 1º Distrito Policial, Carla Fernanda Palácio, determinou a assinatura de termo circunstanciado pelo homem, que foi liberado pela autoridade policial. 
 
Já no dia 15 de novembro, a Guarda Civil Municipal de Osasco recuperou uma moto roubada modelo Yamaha/Fazer YS250 em um terreno baldio no bairro Jardim 1º de Maio. Os GCMs foram acionados pela Central e encontraram o veículo caído no chão. Ao verificarem a placa, obtiveram a confirmação de que a moto era fruto de um roubo. Em contato telefônico com o proprietário, conseguiram a chave reserva da motocicleta e na presença do dono do veículo efetuaram o boletim de ocorrência no 1º Distrito Policial, onde a delegada, Marcia Cristina da Silva, registrou encerramento do processo de busca e apreensão da motocicleta, entregando-a ao proprietário.  
Compartilhe no Whatsapp