“A transferência para o novo espaço nos permitirá continuar com o processo de estar próximo à população que mais precisa, desenvolvendo atividades esportivas e culturais, além de atividades comunitárias e campanhas socioeducativas”, disse a secretária de Assistência de Promoção Social, Solange Cristina.
Além disso, o CRAS é composto por coordenação técnica, psicólogo e assistentes sociais, que oferecem estudo e diagnóstico social, acompanhamento familiar, grupos de famílias, informação e defesa de direitos. A estimativa é que a unidade atenda cerca de 5 mil famílias por mês.
O Centro de Referência e Assistência Social promove ainda o desenvolvimento do convívio familiar e comunitário, mobilização para a cidadania, conhecimento do território, articulação das ações de proteção básica entre as diversas políticas públicas locais, além da produção, sistematização e divulgação de indicadores sociais e urbanos de sua área de abrangência.
O município já possui 8 CRAS localizados nas regiões Central, Norte e Sul. Desde o início deste ano, três novos espaços já foram inaugurados na cidade, um deles no Jardim Bela Vista e outros dois em Presidente Altino.
O local que abrigava o antigo CRAS, na Vila Yolanda, se tornará um centro de controle do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Por estar localizado em um ponto estratégico da cidade, a mudança facilitará a locomoção dos agentes do serviço.
Estiveram presentes na cerimônia, que contou com uma apresentação do grupo de ginástica do CRAS Jardim Veloso, os secretários Dulce Helena (Planejamento e Gestão), Carlos Baba (Serviços e Obras), André Santiago (Segurança e Controle Urbano), Marisa Elisabeth (Administração), Mônica Veloso (Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão), Gelso de Lima (Indústria, Comércio e Abastecimento), Solange Cristina Silva (Assistência e Promoção Social), Waldyr Ribeiro (Relações Institucionais) e Roberto Trapp (Comunicação).
Também prestigiaram o evento o chefe de gabinete, Rubens Bastos; Ouvidor Geral, Luiz Carlos; Marlene Bispo, representante do Conselho Tutelar da Zona Sul; Maria Ione Ferreira, gestora do CRAS Giuseppe Fiorita, e os vereadores Antônio Toniolo, Josias da Juco e Rogério Lins.