Osasco realiza I Congresso de Comércio Exterior da Região Oeste (Concex)

17/11/2014 - Osasco - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco
 
A Prefeitura de Osasco, por meio da secretaria de Indústria, Comércio e Abastecimento de Osasco (SICA), promoveu, entre os dias 11 e 12 de novembro, o I Congresso de Comércio Exterior da Região Oeste (Concex). Realizado no Centro Universitário Fieo, na Vila Yara, o evento teve como objetivo apresentar às micro, pequenas, médias e grandes empresas a importância do comércio exterior para o aumento de sua competitividade.
 
 
O prefeito de Osasco, Jorge Lapas, fez a abertura oficial do Congresso e ressaltou a satisfação de pela primeira vez realizar um encontro que reuniu alunos, empresas e entidades. “Cumprimento os idealizadores e, sobretudo, os organizadores que tornaram possível a realização deste I Congresso que aborda o comércio exterior para Osasco e região. Para nossa cidade que cresce cada vez mais economicamente, é muito importante investir no setor”, salientou.
 
“Osasco tem uma localização privilegiada por ficar tão próxima a São Paulo, mas não podemos deixar de realizar obras de infraestrutura e mobilidade urbana, além de capacitar mão de obra qualificada. No comércio exterior temos condições para articular e desenvolver o setor e isso será feito cada vez mais”, completou o prefeito Jorge Lapas.
O Congresso, que também foi organizado pela Associação Comercial e Empresarial de Osasco (ACEO) e pelo Comitê de Incentivo ao Comércio Exterior da Região Oeste (CICERO), realizou apresentação e aproximação dos players na região; difusão de informações para capacitação e análise deste mercado, por meio de palestras, cursos e painéis, além de gerar oportunidades de negócios internacionais.
 
Também no primeiro dia do evento, o secretário da SICA, Gelso de Lima, explicou algumas motivações para a realização do Concex. “O município de Osasco é a 11ª economia nacional e possui o 4º PIB do Estado de São Paulo, mas ainda tem uma economia muito tímida. A pedido do prefeito Lapas, procuramos parceiros e estamos buscando um papel mais ativo. Espero que este evento seja um sucesso, porque todos ganhamos quando nos envolvemos e principalmente, quando incentivamos a economia”, disse.
 
André Menezes, presidente da ACEO, deixou uma mensagem para os alunos e para os empresários que estavam no auditório. “Tudo isso começou com uma ideia trazida pelo professor e coordenador do curso de comércio exterior e do CICERO, Antônio Carlos Roxo, acredito que depois dessa iniciativa e desse Congresso, Osasco descobrirá seu potencial. Muitas empresas estão na cidade e não sabemos. Portanto, quero parabenizar todos envolvidos e dizer que todos devem desfrutar ao máximo dos conhecimentos que esse encontro trará”, afirmou.
 
Palestras
O primeiro dia do Concex foi direcionado para orientações às empresas sobre assuntos pertinentes ao comércio exterior, tais como financiamentos a exportações e importações, normas e práticas legais, procedimentos para promoção comercial dos produtos no exterior, soluções bancárias para micro, pequenas, médias e grandes empresas exportadoras. Também fazem parte desse conjunto de atividades dois grandes painéis. 
 
O tema “Comércio Exterior – sustentabilidade e inovação” foi discutido no segundo dia do Congresso por representantes da Apex-Brasil, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e Associação Comercial do Rio de Janeiro, além da Feira de Negócios, que contou com a presença das instituições mais importantes do país na área de comércio exterior: BNDES, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Correios, Ciesp-Castelo, Sebrae, Sindicomis, Fundação Vanzolini, Funcex, dentre outros.
Compartilhe no Whatsapp