Prefeito assina convênio com o Ministério da Justiça para fortalecer o combate às drogas
24/9/2014 - Osasco - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco
Na sexta-feira (19/09), o prefeito Jorge Lapas recebeu, na Sala Osasco, a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Maria Filomena Luca Miki, e o secretário nacional de Políticas Sobre Drogas, Vitore André Zílio, para a solenidade que marcou a assinatura do convênio de cofinanciamento do projeto “Vida em Movimento”.
Complementar ao Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, o “Vida em Movimento” propõe ações adicionais às políticas públicas de combate às drogas, que já acontecem na cidade.
O projeto será implementado em parceria com as secretarias de Saúde e de Assistência e Promoção Social, tem como premissa o atendimento de jovens de 13 a 29 anos em situação de vulnerabilidade social.
A recente parceria, que já contou com os recursos financeiros previstos no orçamento da União de 2014, ajudará na ampliação da capacidade de atendimento de usuários e nas ações de prevenção ao uso de álcool e outras drogas.
Além das autoridades federais, o evento contou com a presença de secretários da PMO, representantes da Câmara Municipal e demais representantes que atuam no combate às drogas. Na plateia, mais de 300 pessoas representaram os cidadãos de Osasco.
Integração para vencer
De acordo com o prefeito Jorge Lapas, agir em conjunto é o fator que garante o sucesso que a cidade tem em sua política antidrogas. “Prevenção deve ser pensada de forma integrada e é assim avançamos nas formas de segurança de Osasco”, afirmou em seu discurso.
Além de enumerar os avanços e ações do projeto, os secretários convidados também ressaltaram pontos importantes para se investir de forma efetiva no combate ao uso de drogas em todo o Brasil.
Para Regina Miki, o estigma social dos usuários crônicos é uma marca indelével e por isso todos os entes federados devem trabalhar conjuntamente. “As penas dadas pela sociedade aos usuários são perpétuas”, analisa.
O secretário Vitore André explicou como o país estruturou-se para essa batalha. “Há oito anos, o Brasil modificou sua lei antidrogas. Agora, nossas ações estão estruturadas no enfrentamento ao tráfico, nas ações de inteligência, nas áreas de prevenção e nos cuidados de saúde”, enumera. “Aliando esses nichos absolutamente estratégicos, chegamos à nossa política integral de combate às drogas”, finaliza Vitore.
Ao fim da solenidade, o prefeito Jorge Lapas e os secretários assinaram o documento que formaliza o convênio e inicia o processo de repasse da verba federal.