Projeto Ascender forma jovens para o mercado de trabalho
8/9/2014 - Osasco - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco
Em cerimônia realizada no dia 16 de agosto, o Projeto Ascender pelo Trabalho, que faz parte do Programa Bolsa Trabalho, da Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão, entregou o certificado de conclusão de suas oficinas a 19 alunos, com idade entre 15 e 17 anos, todos em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Durante o curso, com duração de seis meses e executado em parceria com a Organização Não Governamental, Instituto Ascender, contou com três evasões qualificadas, ou seja, quando o jovem é inserido no mercado de trabalho.
A infraestrutura e o recurso para capacitação sócio profissional são financiados pelo Instituto Ascender; enquanto a bolsa auxílio paga aos jovens participantes e o curso de informática básica, oferecido no Centro de Inclusão Digital é proveniente do orçamento municipal.
Mais do que simples aprendizagem, o projeto desenvolve atividades que propiciam o contato dos jovens com suas habilidades, potencialidades, criatividade e características empreendedoras, como também, encaminha e/ou insere estes jovens no mundo do trabalho através de parcerias com empresas.
Para a formanda Jade Paola Barbosa, 15, o projeto foi muito importante para o seu crescimento. “Aprendi a conviver de melhor forma com as outras pessoas e lidar melhor com os problemas que podemos enfrentar”, disse Jade.
Já o formando John Herbert da Silva Duarte, 17, destaca o seu desenvolvimento com as aulas do Ascender, “Eu era muito tímido e fechado, mas com os debates fui me soltando e aprendendo mais a cada dia”, disse John.
A secretária de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão, Mônica Veloso, também exaltou o sucesso do Projeto Ascender. "Em nome da SDTI, parabenizo a todos os alunos e educadores pelo trabalho desenvolvido pelo projeto. Os ensinamentos passados aqui não servirão apenas para quando estes jovens entrarem no mercado de trabalho, mas também para o desenvolvimento pessoal e da sociedade", disse.
A previsão é que o Projeto Ascender abra inscrições para duas novas turmas nos próximos dias.