Prefeitura de Osasco realiza "Operação Inverno" para acolher população de rua

11/6/2014 - Osasco - SP

Da assessoria de imprensa da prefeitura de Osasco:

 

A Prefeitura de Osasco, inicia no próximo dia 16 de junho, a “Operação Inverno”, que consiste no acolhimento à população de rua durante o período mais frio do ano. A ação comandada pela Saps (Secretaria de Assistência e Promoção Social) com apoio da Secontru (Secretaria de Segurança e Controle Urbano) e o Fundo Social de Solidariedade se estende até a 1ª semana de setembro.  
 
Nas noites de inverno, duas equipes da Saps, formadas por agentes de Proteção Social percorrerão os locais da cidade em que há concentração de pessoas em situação de rua, oferecendo o serviço de acolhimento temporário, incluindo alojamento, banho, jantar, café e vestimentas.  Aquelas que aceitarem o atendimento serão encaminhadas aos albergues municipais.
 
A Campanha do Agasalho 2014, com o slogan “Doar faz bem ao coração: quando a solidariedade aumenta, o frio diminui”, promovida pelo Fundo Social de Solidariedade é uma grande parceira dessa ação. Já a Secontru, dará  apoio por meio da Guarda Civil Municipal.    
 
Os dois albergues municipais somam 120 vagas para pernoite. Durante a “Operação Inverno”, será montada uma estrutura adicional, onde serão criadas mais 150 vagas. Elas visam o atendimento tanto da demanda espontânea quanto de encaminhamentos feitos pelas equipes de abordagem nas ruas.
 
No Albergue I, localizado no Centro da cidade, serão servidos café da manhã e jantar todos os dias da semana. Aos domingos também é oferecido café da tarde a todos que procuram atendimento. 
 
O Albergue II, que fica no Rochdale está preparado para receber pessoas com carroças e acompanhadas de animais. “Neste ano, estamos propondo esse espaço as pessoas que não querem ir para o albergue, porque tem que deixar sua carroça ou cachorro na rua. Essa é uma das resistências que vamos procurar trabalhar”, afirmou a secretária da Saps, Solange Cristina Silva. 
 
No Centro POP (Centro de Atendimento à População de Rua), no Jardim Piratininga, também irá atender esse público. O CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), do Jardim Piratininga será um outro ponto de apoio a Operação de Inverno. 
 
A população em geral também pode acionar o serviço, solicitando o atendimento a pessoas em situação de rua. O contato é feito por meio da Central 156.
 
 
Créditos: Gilson Nascimento (texto) imagens (divulgação)
Compartilhe no Whatsapp