Na ocasião, houve o desfile dos participantes e a apresentação dos departamentos existente na Acenbo como atletismo, badminton, baseball, futsal, gateball, judô Kenshin, Kotobuki-kai (Clube dos Idosos), pesca, soft volleyball, entre outros.
A Acenbo conta atualmente com 600 famílias associadas com o objetivo de fortalecer os laços que unem o Brasil e o Japão, assim com as cidades irmãs, Osasco e Tsu, com o intuito de contribuir para uma sociedade multicultural. "A colônia japonesa trouxe a tradição e sua cultura ao Brasil e estamos mantendo. Para dar continuidade a essa tradição é muito importante o apoio da prefeitura e da comunidade", disse o diretor presidente da Acenbo, Sussumu Araki-Hiromu Shimizu.
Além de participar da gincana poliesportiva, o público ainda pôde conhecer e degustar deliciosos pratos típicos da gastronomia japonesa e brasileira.
No evento estiveram presentes os deputados federais Junji Abe e Keiko Ota; os deputados estaduais Marcos Martins, Osvaldo Verginio e Jooji Hato; os secretários municipais, Waldyr Ribeiro Filho (Relações Institucionais), Tinha di Ferreira (Esportes, Recreação e Lazer), Roberto Trapp (Comunicação Social) e Fábio Yamato (Cultura); o ex-vereador Fumiu Miazaki e os vereadores Andréa Capriotti, Jair Assaf e Rogério Lins.
Undokai
O Undokai acontece anualmente no primeiro domingo de maio e está entre os principais eventos promovidos pela Acenbo que é uma instituição sem fins lucrativos, fundada para preservar a cultura japonesa e cultivar a amizade entre seus associados por meio do esporte, da arte e das festividades.
Segundo a tradição, o Undokai era realizado para comemorar o aniversário do imperador do Japão. Nesta data, famílias inteiras se reuniam com muita alegria para participar das festividades inclusive da gincana poliesportiva.
Em Osasco, a primeira edição do Undokai aconteceu em 23 de abril de 1954, no campo da Associação Atlética Floresta, pela Associação Amigos de Osasco. A partir da década de 70, quando a sede da Acenbo passou a funcionar no Jardim Umuarama, o evento passou a ser realizado anualmente.
Crédito: Alessandra Neves (texto) e Ivan Cruz/Secom/PMO (foto)