Festival Sertanejo de Osasco é um sucesso
22/10/2013 - Osasco - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

Foi encerrado no domingo, dia 20 de outubro, o Festival Sertanejo de Osasco, realizado no estádio da Vila Yolanda. Nas seis noites de shows, grandes nomes da música se apresentaram para milhares de pessoas. A abertura, no dia 11, foi os cantores Israel Novaes e Naldo. No feriado de 12 de outubro, foi a vez da dupla Jorge e Matheus agitar a galera, enquanto no domingo, dia 13, o público curtiu show da cantora Paula Fernandes. Já neste final de semana, o cantor Gusttavo Lima se apresentou na sexta-feira, dia 18. No sábado, dia 19, quem comandou as apresentações foram as duplas Humberto e Ronaldo e Guilherme e Santiago. Já no domingo, o encerramento ficou a cargo da dupla Munhoz e Mariano.
Promovido pelo Clube dos Cavaleiros de Osasco, o Festival Sertanejo contou com apoio da Prefeitura, que concedeu o uso do estádio da Vila Yolanda para sua realização. O prefeito Jorge Lapas comemorou o sucesso da iniciativa. “Estamos investindo cada vez mais em eventos culturais para nossa população. No mês passado, tivemos o Osasco Rock Fest, que reuniu grandes nomes do rock e que também atraiu grande público. Agora, o Festival Sertanejo, que também reuniu milhares de pessoas e transcorreu com grande tranquilidade, sem nenhum incidente registrado pela polícia e por nossa Guarda Municipal”, afirma.
Prefeitura não foi multada
Com relação a informações divulgadas nas redes sociais sobre uma possível autuação envolvendo a administração municipal pela realização do Festival Sertanejo, a Prefeitura de Osasco esclarece:
- Em primeiro lugar, a Prefeitura de Osasco não recebeu qualquer multa relativa ao Festival Sertanejo.
- A realização do evento foi de total responsabilidade do Clube dos Cavaleiros de Osasco.
- Coube à Prefeitura de Osasco conceder o uso do estádio municipal da Vila Yolanda para abrigar o festival.
- Tal cessão foi feita mediante a exigência de que, durante toda a realização do evento, não houvesse maus tratos aos animais, conforme determinado pelo decreto municipal nº10.878, que em seu artigo 1º, parágrafo 3º, determina que: “Durante a realização do evento "Festival Sertanejo" somente poderão ser realizadas provas de superação de obstáculos com cavalos domados, ficando expressamente vedada a prática de montaria em bois, touros, cavalos selvagens ou demais atividades de competição ou exibição de montaria ou rodeios, de qualquer prática que implique dor ou desconforto aos animais, com o objetivo de os fazer correr ou pular”.
- Após o 2º dia de realização do festival, a partir de um pedido feito por uma entidade, a Justiça de Osasco expediu liminar proibindo a realização de provas com animais no evento, visando apurar denúncias de possíveis maus tratos.
- Organizadores do evento obtiveram, junto ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, em um agravo de instrumento a cassação da liminar expedida em 1ª instância, o que garantiu a realização das provas durante todos os dias do evento.
- Paralelamente, uma equipe de técnicos do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria da Saúde de Osasco, que acompanhou todos os dias do evento, constatou que não houve qualquer tipo de maus tratos. O mesmo parecer foi dado por um veterinário, contratado pelos realizados do evento, e ainda por uma equipe da Coordenação de Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura do Governo do Estado.