Prefeitura de Osasco busca recursos da União Europeia
17/10/2013 - Osasco - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco
A Prefeitura de Osasco participará do importante edital EuropeAid-2013 para captar recursos de até 400 mil euros da União Europeia (UE). O aporte, que tem investimento dos países do bloco, é direcionado exclusivamente para o financiamento de projetos voltados à população em situação de vulnerabilidade social no Brasil.
A entrada de Osasco no eixo global para busca de recursos é um dos resultados do trabalho integrado de representantes da Coordenadoria de Relações Internacionais e da Secretaria de Planejamento e Gestão da Prefeitura, que participaram em Brasília, nos dias 23 e 24 de setembro, da Sessão de Informação e do Curso de Elaboração de Propostas de Projetos, organizados pela Delegação da União Europeia no Brasil.
"Essa é a primeira vez que Osasco tenta acessar recursos da União Europeia para investimento em projetos que beneficiem nossa população. Estamos atentos para todas as oportunidades de financiamentos estrangeiros na cidade", afirmou o coordenador de Relações Internacionais da Prefeitura, Luciano Jurcovichi Costa.
A apresentação da proposta de projeto, que está em fase de elaboração por parte de equipes técnicas da Prefeitura de Osasco, deve acontecer no início de novembro. Se aprovada a proposta, deverá ser encaminhado o projeto detalhado até abril de 2014, com perspectiva de assinatura do convênio e repasse dos recursos em outubro de 2014.
O edital é aberto a entidades da sociedade civil e governos locais (prefeituras e governos estaduais), e faz parte da estratégia da União Europeia em apoiar iniciativas de construção de políticas públicas em favor da integração social e econômica de comunidades brasileiras, tendo como prioridades quatro pontos: 1) Melhoria do acesso e da qualidade dos serviços sociais básicos; 2) Melhoria das qualificações profissionais e da capacidade de geração de renda; 3) Prevenção do uso de drogas e reabilitação de dependentes químicos; e 4) Melhoria das condições de vida das mulheres em situação de pobreza.