ColunistasCOLUNISTAS

Edson Carlos de Sena

Autor: Edson Carlos de Sena

A Psicanálise e seus Estereótipos

2/2/2020 - Osasco - SP

Hoje, estamos aqui para esclarecermos, através de conceituações, o que é a Psicanálise e quem é o psicanalista, pois muitas pessoas temem se aproximar da Psicanálise, do tratamento psicanalítico, devido aos estereótipos da Psicanálise que se espalharam por aí. E para fins didáticos, iremos colocar as conceituações de modo a esclarecer os termos Psicanálise e psicanalista.

Vejamos, antes de falarmos sobre os conceitos de Psicanálise e psicanalista, o conceito de estereótipos segundo o site Wikipédia:  

Estereótipo é o conceito ou imagem preconcebida, padronizada e generalizada estabelecida pelo senso comum, sem conhecimento profundo, sobre algo ou alguém.

Diante da conceitualização do termo estereótipos, vamos falar sobre os conceitos de Psicanálise e psicanalista.

Primeiro ponto da pauta é: o que é a Psicanálise?

Vamos recorrer ao site Wikipédia para termos uma compreensão sucinta e de fácil compreensão sobre a conceituação de Psicanálise:

Psicanálise é um campo clínico e de investigação teórica da psique humana independente da Psicologia, com origem na Medicina, desenvolvido por Sigmund Freud, médico que se formou em 1881, trabalhou no Hospital Geral de Viena e teve contato com o neurologista francês Jean-Martin Charcot, que lhe mostrou o uso da hipnose.

Freud, médico neurologista austríaco, propôs este método para a compreensão e análise do homem, compreendido enquanto sujeito do inconsciente, abrangendo três áreas:

  1. um método de investigação do psiquismo e seu funcionamento;
  2. um sistema teórico sobre a vivência e o comportamento humano;
  3. um método de tratamento caracterizado pela aplicação da técnica da livre associação.

Essencialmente é uma teoria da personalidade e um procedimento de psicoterapia; a psicanálise influenciou muitas outras correntes de pensamento e disciplinas das ciências humanas, gerando uma base teórica para uma forma de compreensão da ética, da moralidade e da cultura humana.

Vejamos, agora, o segundo ponto da pauta: quem é o psicanalista?

Segundo o site Significados (www.significados.com.br/) psicanalista é: o profissional que segue a linha teórica da psicanálise, método desenvolvido por Sigmund Freud que trata de distúrbios psíquicos a partir da investigação do inconsciente.

Este profissional tem a função de equilibrar e tornar mais clara a relação do paciente com o seu “eu” interior, seus questionamentos internos e os problemas do mundo.

Essas conceituações puderam nos esclarecer o que é a Psicanálise e quem é o psicanalista. E, assim, podemos compreender mais sobre esse tema amplo que é a Psicanálise.

Visite o site do autor: www.eupsicanalista.com.br

Compartilhe no Whatsapp