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Mayk Souza

Autor: Mayk Souza

O que é chatbot? Como essa solução pode ajudar a ampliar os negócios em 2020?

28/1/2020 - Osasco - SP

Investir no relacionamento com os clientes se tornou fundamental para uma empresa ter sucesso. Em meio à competitividade cada vez mais acirrada a atração e a fidelização do consumidor é o principal obstáculo a ser vencido.

Por outro lado, o cliente está cada vez mais exigente, dinâmico, conectado e com menos disposição para esperar. Produtos de qualidade e serviços eficientes são elementares, mas uma estratégia de relacionamento com o consumidor bem desenvolvida traz maior satisfação, gera fidelização e lealdade com a marca.

A solução para tornar o atendimento ao cliente eficiente e otimizar os recursos pode ser encontrada em uma aplicação de chatbot com o uso de inteligência artificial.

Chatbot, o que é isso?

Atrair e manter o seu cliente não é uma tarefa fácil. O bom relacionamento e a interatividade da empresa com cada consumidor pode ser o diferencial. E a tecnologia do chatbot vem como uma das ferramentas para tornar essa interação rápida e eficaz, dando a resposta no tempo que o cliente necessita.

Chatbot é um programa de computador que usa a inteligência artificial para atendimento virtual, por voz ou texto, e que pode ser integrado a aplicativos como chat, WhatsApp, Facebook, e-commerce, etc.

Entre os diferenciais da tecnologia estão as possibilidades de aprendizado, já que a cada novo atendimento ele avalia as interações para aprender e ser mais eficiente, além do escalonamento, com várias operações simultâneas. Por fim, o uso de chatbot permite que a sua operação funcione 24 horas por dia, inclusive nos feriados e finais de semana.

Alguns tipos de vendas, consultas de pagamentos e dúvidas frequentes são exemplos de atendimentos que podem ser feitos pelo chatbot logo no início. É necessário construir um banco de dados com perguntas e respostas frequentes, imagens e links diversos que será consultado para interações ativadas pelo robô.

Saiba aqui o que é FAQ

Quais são os tipos de chatbots?

Existem várias formas de configurar os sistemas para atuar no atendimento virtual. Um deles é o chatbot baseado em regras, eles operam através de comandos específicos.

O chatbot interage com o cliente por meio do reconhecimento de palavras que foram anteriormente inseridas no programa. Existe pré-definida uma lista de perguntas e respostas que serão usadas para o atendimento.

Esse tipo de chatbot apresenta um contratempo, se houver um pergunta ou palavra que não faz parte do banco de dados não será dada uma resposta. O sistema dispara a questão para atendimento humano e orienta o consumidor a aguardar um retorno.

Já o chatbot baseado em inteligência artificial é uma solução muito mais eficiente, pois vai além do acionamento tradicional de perguntas e respostas.

Esta versão é dinâmica e aprende com o que é questionado pelo consumidor. Ele usa um processamento de linguagem natural (NPL) onde acontece a análise dos textos. Quanto mais perguntas, mais o sistema aprende.

Qual a vantagem do chatbot para minha empresa?

Com o crescimento da empresa, aumenta também o número de clientes e chamados, sejam eles para dúvidas, reclamações ou sugestões. Neste cenários, você pode ter uma precariedade no atendimento ao consumidor ou investir mais em espaço físico e contratar mais funcionários para manter a qualidade.

Tudo isso gera um custo inicial e exigirá treinamento constante para que todos os funcionários tenham a mesma base de conhecimento.

Já uma solução de chatbot pode ser utilizada para o atendimento a diversas pessoas ao mesmo tempo e de forma rápida, reduz o tempo de espera do cliente e fideliza o consumidor. Sem contar que esta é uma medida de diminuir os custos com funcionários, elevando hoje o seu time para um atendimento superior, mais completo e eficiente.

O chatbot na sua empresa pode ser utilizado em várias funções e em diversos setores, seja para atendimento ao consumidor B2C, ou mesmo para atuar em solução com os fornecedores B2B. A diferença entre os usos será apenas a base de dados e o fluxograma de atuação.

Além disso, em todos os casos será necessário manter um funcionário para otimizar as respostas identificadas pelo robô e acrescentar novos assuntos, atualizar novas políticas internas, etc.

Essa ferramenta pode ser usada como um banco de pesquisas sobre os hábitos, interesses e valores dos clientes. Com os dados recolhidos pelo chatbot é possível elaborar estratégias, serviços e novos produtos, além de fidelizar esse mesmo cliente.

Os chatbots não precisam descansar, eles estão disponíveis para atendimento 24h por dia, todos os dias do ano. Ele atua em conjunto com o seu comércio eletrônico, que pode ter vendas na madrugada, atendimentos aos finais de semana, feriado, etc.

Saiba como e onde utilizar uma solução de chatbot

Uma empresa que procura o sucesso no mercado atual, deve ter o bom relacionamento com o cliente um de seus diferenciais. E as tecnologias e processos utilizados precisam estar voltados para a satisfação e o entendimento do que o consumidor procura.

É essencial a empresa que busca êxito antecipar os desejos e as expectativas dos seus consumidores. E a inovação tecnológica vem como uma ferramenta para anteceder o que será solicitado. A satisfação do cliente é a construção da fidelização e isso se torna a melhor propaganda.

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