ColunistasCOLUNISTAS

Douglas Silva

Autor: Douglas Silva

Algumas considerações sobre etiqueta profissional

7/1/2017 - Osasco - SP

Etiqueta consiste num conjunto de regras no relacionamento entre pessoas, no ambiente profissional, social ou familiar.

As pessoas aprendem a comportar-se em diversas situações, na forma de vestir e na apresentação pessoal.

Alguns “descuidos“ podem levar às situações constrangedoras, às vezes não éticas, por desconhecimento de regras básicas, comprometendo a imagem pessoal, profissional e da Organização. Muitas dessas regras não são impositivas, porém, os conceitos comportamentais visam contribuir para a qualidade na prestação do serviço ao público.

A pontualidade é uma das regras básicas e muito importante, porém é uma das mais desrespeitadas. Não se pode atrasar, salvos se ocorrer uma situação absolutamente imprevisível; Chegue na hora marcada e, caso não consiga evitar o atraso, ligue avisando e se desculpando. Respeitar o horário de descanso mostra além de pontualidade comprometimento com sua imagem e com a empresa.

Diante desse fato, também, é importante frisar a importância do relacionamento pessoal/profissional.

Cumprimente as pessoas. Nada mais antipático do que o profissional que ignora os subordinados e só cumprimenta os superiores.

Uma recomendação muito importante: use palavras como: “Bom dia”, “Por favor”, “Com licença”, “Obrigado” (homem) e “Obrigada” (mulher), elas ajudarão você a manter um bom relacionamento diário com os colegas de trabalho e demais pessoas que estejam a sua volta;

Se alguém lhe pedir um pequeno favor, uma ajuda no trabalho, e você puder atender, faça; A boa convivência depende da reciprocidade entre as pessoas, principalmente a empatia e a boa vontade, com seus colegas; Procure falar a verdade. Mesmo as chamadas “mentiras brancas” podem complicar sua imagem profissional.

 Não misture críticas profissionais com pessoais; Não agrida ou insulte o interlocutor com palavras grosseiras ou rudes; Siga a regra universal: elogios públicos, críticas privadas; Uma imagem pode levar muito tempo para ser construída, mas pode ser destruída em um minuto;

O bom comportamento nos ajuda a entender que é necessário saber à hora de dizer “SIM” e “NÃO”, com delicadeza, principalmente quando a situação pode gerar ações não éticas ou ainda ilegais, dentro da organização; Cordialidade, sim. Intimidade, não; Nas relações profissionais não é permitido chamar as pessoas de “meu bem”, “amor”, “lindinha”, e todas as variações do gênero. Se caso achar necessário tais tratamentos, permita que isso aconteça fora o ambiente profissional.

Não fale pegando nas pessoas. Mantenha uma distância razoável, não gesticule demais;Não dê gargalhadas ou fale alto em seu trabalho!Você vai atrapalhar o seu colega. Essas são pequenas dicas para que possamos alcançar nosso sucesso profissional;

É claro que para tudo se faz necessário à motivação é pela motivação que atingimos nossas metas. Motivação é a mola que impulsiona tudo. Devemos estar motivados e conscientes da necessidade de aprendermos a lidar com o outro. Somos processos evolutivos e vamos buscar isso no respeito, no entendimento e no amor.

Saber viver é respeitar o seu próximo dentro da escala de valores de cada um, e para colocarmos isso em prática devemos superar as desigualdades existentes, passando a encará-las como elemento necessário para o crescimento humano. Portanto, respeite o máximo possível o seu direito, mas não deixe de cumprir com seu dever.

 

 

 

Compartilhe no Whatsapp